Equipamentos Usados no Rapel

Equipamentos Básico de Rapel
Minas Adventure explica,


  

Ascensor
Possui mordente em aço cromado com micro pontas que prendem na corda, possibilitando os movimentos de subida em corda

Bouldrier (cadeirinha)
É um conjunto de fitas para "prender" o praticante pela cintura e pernas. Existem modelos totalmente ajustáveis, nas pernas e na cintura, podendo ser acolchoados para maior conforto. 

Corda 100% poliamida
No rapel a corda deve ser estática, sua espessura deve ser maior que 11 milímetros se for usada simples. Ter capacidade de suportar pesos acima de 1 tonelada, dependendo do seu diâmetro.
Em Rapel em cachoeira (cachoeirismo) existem modelos apropriados que não absorvem água. São as chamadas com Sistema DRY e recomenda-se usar corda-dupla.
OBS: No alpinismo são usadas cordas dinâmicas, devido a sua elasticidade. 
Capacete
A função básica é a proteção do praticante para evitar acidentes em caso de escorregões e de pedras soltas que podem cair.
Freio Oito e Oito Resgate RECO
Feito a base de titânio, aço ou duralumínio, em formato de oito. É por onde a corda passa e faz atrito, para controlar a velocidade da descida pelo praticante. Existem outros modelos de freio dependendo da altura e da atividade (cachoeirismo, canyoning, espeleologia, escalada) . 
Fita Solteira
Fita muito resistente utilizada para prender a corda em grampos, árvores ou outros pontos de fixação. Outra função importante da fita é a proteção da corda contra desgastes. 

Luvas
Para evitar queimaduras e facilitar o controle da descida assim as luvas protegem as mãos do praticante durante o rapel. Imprescindível para sua segurança. 

Mosquetão
Fabricado com liga de titânio, duralumínio ou aço, o mosquetão prende o oito à cadeirinha. Usado ainda para prender as cordas aos grampos ou qualquer outro local de ancoragem (ponto de fixação).
Alguns mosquetões suportam pesos acima de 3 toneladas.
Existem de vários modelos e formas (com trava e sem trava). Prefira as marcas com trava ou rosca. As melhores marcas são: Petzl, Simond, Camp, etc. 
Informações e Reservas: Vagner Rabelo (contato@minasadventure.com.br)
(31) 9914-9917 / (31) 8801-5680 / (31) 9155-5040WhatsApp

  
  
   
  
  
  
  
  
   

Postar um comentário

0 Comentários