Ataque de abelhas deixa dois mortos durante rapel no RS

Quando falamos que rapel não é brinquedo, e toda segurança é pouco.
Este é um triste acidente que poderia ter sido evitado, se antes do rapel tivessem feito a análise de risco

Grupo caiu de altura de cerca de 10 metros durante ataque de abelhas - Fonte: Batalhão de Aviação da Brigada Militar



Em Maquiné RS
Ataque de abelhas deixa dois mortos durante rapel no RS
25/01/2015 - 20:40

Dois homens morreram após serem atacados por enxame de abelhas. Segundo a Brigada Militar, corpos devem ser recolhidos apenas na segunda.
Fonte: G1

Foram identificados os dois homens que morreram depois de serem atacados por um enxame de abelhas e despencarem de uma altura de pelo menos 10 metros enquanto praticavam rapel em uma cascata de Maquiné, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. As vítimas são Ronei Marcelino Pinto, de 47 anos, e Jean Carlos Machado Lopes, de 40. O acidente no sábado (24) deixou outros três feridos.

A identidade de Ronei foi confirmada pela Brigada Militar. Já o nome de Jean foi fornecido por sobreviventes do acidente, mas ainda não confirmado oficialmente. Os corpos das vítimas ainda não foram removidos do local, considerado de difícil acesso. A Brigada Militar diz que por conta do mau tempo a operação de resgate deve ser concluída apenas na segunda-feira (26).
Uma familiar de Ronei disse que ele tinha o costume de praticar o esporte várias vezes ao ano. Ele trabalhava em uma empresa de telefonia em Porto Alegre. Já Jean era natural de Santana do Livramento, na Fronteira Oeste, e atuava como zelador, também na capital.

O acidente

O acidente ocorreu por volta das 15h no sábado (24) no local conhecido como Cascata da Melissa, no localidade de Linha Rio do Ouro. O paredão tem cerca de 150 metros de altura, de acordo com funcionários da pousada Refúgio Verde. O grupo de sete praticantes de rapel estava hospedado no local e saiu para descer o paredão no sábado (24), mas não retornou.

Após o acidente, dois sobreviventes caminharam durante a noite inteira na mata fechada por cerca de 15 horas e conseguiram acionar o resgate na manhã deste domingo (25). Uma base foi feita na pousada para resgatar os feridos que ficaram na cascata com a ajuda de um helicóptero. Os três foram encaminhados para os hospitais de Capão da Canoa e Tramandaí.

Maicon Silva da Silva, de 31 anos, foi um dos sobreviventes que acionou o resgate. Ele relatou que faltavam cerca de 50 metros para o grupo chegar ao solo quando ocorreu o ataque do enxame de abelhas. Eles estenderam uma corda com 42 metros de comprimento e decidiram pular para o chão. Na queda, dois morreram e três ficaram feridos.

De acordo com o DataSUS, as abelhas são os animais que mais matam no Brasil. No ano passado o experiente montanhista Davi Marski faleceu devido um ataque de abelhas em Andradas MG. O ex presidente da Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada, Silvério Nery, estava com ele e se salvou milagrosamente.

Postar um comentário

0 Comentários