Minas Adventure - Técnicas Verticais / Ancoragem Rapel


Ancoragem Rapel


Nos esportes desenvolvidos em altura chama-se de ancoragem a técnica de fixar cabos para a instalação de sistemas verticais (Técnicas utilizadas para vencer ou transpor desníveis geográficos, particularmente no montanhismo, escalada, espeleologia e outros esportes ou atividades, bem como nas ações de resgate de Corpo de Bombeiros ou ações táticas da polícia ou unidades militares.), para descer ou subir barreiras ou para transportar cargas e pessoas com segurança.
Consiste num conjunto de conhecimentos sobre a física dos materiais, execução de nós e voltas, análise do ambiente e usos pretendidos, estabelecendo níveis de segurança para o desenvolvimento de tarefas. 

Os pontos de ancoragem (PA) devem ser escolhidos e analizados de forma criteriosa, por alguém experiente, e devem suportar a carga mais alta prevista para eles, como por exemplo, uma queda, ou duas pessoas ancoradas ao mesmo tempo (socorrista e vítima). Porém, uma regra não pode ser deixada de lado: o conceito de Fator de Segurança.

       O Fator de Segurança funciona da seguinte forma: os equipamentos utilizados em altura, tanto em esportes como em trabalhos, devem ter uma resistência mínima de 15 vezes o peso da carga, conforme abaixo:

CARGA USADA COMO REFERÊNCIA= 135Kg
(peso de um adulto com equipamentos)

FATOR DE SEGURANÇA= 15

135 X 15 = 2.025Kg
      
       Ou seja, 2.000Kg (arredondando) é a carga mínima de resistência que qualquer equipamento para segurança (uso pessoal) em altura deve possuir. Partindo do conceito que uma corrente é tão forte quanto o elo mais fraco, não adianta você possuir equipamentos resistentes se o PA não for tão resistente; mas dificilmente vamos ter em mãos um Dinamômetro (equipamento utilizado em testes para aferir resistência de equipamentos como cordas, etc) para avaliar se o PA é robusto ou não, portanto a experiência, as técnicas e o bom senso devem fazer parte do perfil da pessoa que irá montar as ancoragens, seja de um simples rapel ou de uma operação de salvamento.

       Exemplos de bons pontos de ancoragem:
                        Vigas e colunas                       Rochas                 Árvores grandes e sadias

      
       Exemplos de ancoragens que devem ser evitadas:
                    Postes pequenos          Árvores secas e podres     Árvores pequenas ou arbustos




Cuidado com a sobrecarga devido ao efeito alavanca!!!  
   


  Ancoragem na base = maior resistência                 Ancoragem no topo = menor resistência



       Agora que já avaliamos o ponto de ancoragem, vamos para o próximo passo - iniciar a montagem do Sistema de Ancoragem.
     Sistemas de Ancoragem são técnicas aliadas a equipamentos que têm como objetivo fazer com que o uso do ponto de ancoragem, bem como sua operação sejam feitos de forma organizada e segura. Portanto, mantê-lo SIMPLES E SEGURO é primordial. Sistemas muito cheios de equipamentos, nós, sobras de corda, etc, ficam "sujos", dificultando sua conferência e operação, podendo aumentar consideravelmente as chances de acidentes.

       Podemos classificar  o tipo de sistema de ancoragem a ser utilizado  em Ancoragem Simples e Auto-equalizada.

       Na Ancoragem Simples, que deve ser resistente, robusta e de preferência estrutural, basta ancorar a corda (protegida por uma lona, carpete ou equivamente) através de um nó diretamente ao PA. Porém, recomendamos utilizar uma fita em volta desse ponto (igualmente protegida), prendendo a corda à essa fita através de um mosquetão. Dessa forma evitamos o desgaste da corda (que é mais cara do que a fita) além de deixar o sistema mais "limpo", ou seja, fácil de conferir e de utilizar outros equipamentos e acessórios. Equipes de salvamento têm o costume de utilizar ainda dois cordins com o nó Prussik preso à corda e ao mosquetão principal, de forma que toda a carga do sistema seja suportado por ele. Chamamos isso de "fusível", pois caso ocorra sobrecarga no sistema, esses cordins (que nesse momento são os componentes menos resistentes do sistema) irão romper ou correr, transferindo automaticamente a carga toda para a corda, nos dando um aviso de que algo foi feito errado. Recomendamos que esse padrão seja adotado, pois além de ser mais seguro, deixa o nó da corda sem tensão, tornando a desmontagem da ancoragem mais fácil. Não esqueça de deixar uma pequena folga entre o nó da corda e os cordins, senão a carga continuará no nó principal.

Da esquerda para a direita: corda ancorada diretamente através de nó, ancorada através de fita e mosquetão e por último através de fita, mosquetão e dois cordins, funcionando como "fusível".
  
            A ancoragem simples pode ainda ser realizada com "backup" ou seja, um ponto de segurança a mais, sendo que o ponto azul é o principal (o mais fraco) e o vermelho o "backup" (o mais resistente). É subdividida em: Ancoragem em Série e Paralela.

Da esquerda para a direita: ancoragem paralela e em série.

 
       Na Ancoragem Auto-equalizada o PA escolhido não é robusto, nem estrutural, porém se a carga for dividida de forma igual entre dois pontos ou mais, teremos um sistema de ancoragem seguro. É dessa forma que espeleólogos, escaladores e alpinistas criam seus sistemas, pois geralmente não possuem muitas opções de ancoragem robustas nos locais onde desenvolvem suas atividades, e dividem o peso da carga de forma igual entre dois ou mais pontos.


Exemplos de ancoragens utilizadas por escaladores que exigem equalização: da esquerda para a direita: chapeleta, pino e piton.


ANCORAGEM AUTO EQUALIZADA EM "V"


       A partir dos dois pontos de ancoragem que não são estruturais ou robustos, instalamos os mosquetões e dentro destes passamos uma fita ou cordim fechado em anel. Após isso unimos a parte superior com o mosquetão inferior, realizando antes uma pequena alça de segurança. Esse sistema poderá ser tracionado em qualquer direção que equalizará igualmente o peso da carga entre os dois pontos.


ANCORAGEM AUTO-EQUALIZADA EM "W"


       Montada da mesma forma que a anterior, porém com um ponto a mais na divisão da carga, equalizando automaticamente da mesma forma em qualquer direção.
     

"Para Pulsar, o Coração,  Para Aventura, 

Se Prepare com a Minas Adventure"







Fontes:http://pt.wikipedia.org/wiki/Ancoragem, http://pt.wikipedia.org/wiki/T%C3%A9cnica_vertical, tcnicasverticais.blogspot.com.br/2013/02/ancoragens,

Postar um comentário

0 Comentários