Formas para você purificar e tratar agua e sobreviver. Minas Adventure tornando sua aventura mais segura!

Formas para você purificar e tratar agua e sobreviver. 
Minas Adventure tornando sua aventura mais segura!




Algumas formas de tratamento de agua, muitas vezes o cidadão é obrigado a lidar com agua impura ou sob risco de estar contaminada e que requeira cuidados para ser utilizada. Se você acampa ou se for pego em uma situação onde a agua não seja segura para o consumo, ou duvidosa, purifique antes de beber, mesmo que vá usar para cozinhar ou vá misturar um suco ou outra solução do tipo.


Tomo por agua contaminada toda aquela que possui elementos prejudiciais ao consumo humano, sejam eles químicos, biológicos ou simplesmente a água de origem desconhecida ou captada por calhas, lonas e outros meios de coleta.

FILTRAGEM

 Nesta etapa se elimina a maioria dos agentes que possuem tamanho suficiente para se prender nas malhas do filtro, geralmente não é eficiente contra bactérias nocivas e agentes microscópicos ou químicos. Serve basicamente para eliminar a sujeira aparente da agua.


01- Você pode usar um filtro de café, muito simples e portátil, vai retirar boa parte da sujeira grossa da agua. Um lenço, bandana, camiseta ou até outros tecidos tem exatamente a mesma função, usado principalmente no momento da coleta.


02- Filtros improvisados com elementos naturais. Usam pedras, areia e uma malha bem consistente de outros elementos naturais atém de carvão. Muito mais eficaz que um simples pano, este filtro vai atuar em partículas menores e até em alguns agentes contaminantes químicos, já que o carvão tem a característica de se fundir a outras moléculas. Deve-se tomar muito cuidado com o saturamento do dispositivo improvisado, que depois de um certo tempo começa a dispensar agentes contaminantes ao invés de retê-los.


03- Filtros industriais, estes são os que você compra em mercados e casas especializadas. Geralmente possuem componentes específicos, como carvão ativado ( mais potente que o carvão de brasa), nitrato de prata para reter químicos e malhas finíssimas, capazes de conter a sujidade da agua. Alguns apresentam soluções amplas, como o Lifestral que promete tornar a agua totalmente potável para o consumo, mas ainda é um filtro. Não posso deixar passar o preço abusivo do produto no Brasil, projetado para atender a população carente, com baixíssimo custo, no nosso país é um objeto destinado a elite, um bem de luxo.
A tempo, os clássicos e antigos filtros de barro brasileiro, estão entre os melhores do mundo em termos de purificação de agua.

FERVURA


04- Coloque em um recipiente limpo e deixe ferver, espere um minuto e pode retirar do fogo e usar. O que houver de micro organismos e bactérias vai morrer. Não anula outros tipos de venenos, como químicos contaminantes, portanto cuide para não coletar agua poluída. Esta é uma ótima técnica para purificar agua da chuva.

EXPOSIÇÃO SOLAR



05- Uma embalagem transparente, como uma garrafa PET ou saco de combustível bem comum em kits de sobrevivência, esqueça grandes volumes de agua, a regra que o pessoal da UNICAMP publicou é de 6 horas de exposição plena ao sol para cada litro de agua. Os raios UV vão matar as bactérias e ainda vão agir sobre algumas substancias químicas, como metais pesados, fazendo com que afundem. Logo, é sábio aproveitar também o período de exposição pra deixar a agua decantar (a seguir) e retirar com cuidado somente o conteúdo de cima. Como fazer isso? É simples, use sua faca e faça um pequeno orifício na embalagem, deixe a agua boa escoar, descarte a do fundo e tape o buraco com silver tape ou uma rolha improvisada de madeira. Muitos paízes utilizam este método para purificar água.

AGENTES QUÍMICOS

06- Cloro é o mais comum, presente em agua sanitária, Clor-in, hidrosteril. Os comprimidos de purificação, chiques e famosos já vem com a dosagem de agua e o tempo de purificação, geralmente servem 1 ou 10 litros. Agua sanitária e hidrosteril a medida é de 2 gotas por litro e uma espera de 10 minutos pra consumir.




07- Iodo, sim aquele de farmácia, para passar em ferimentos, 2 gotas por litro e 20 minutos de espera pro consumo, deixa um gosto meio amargo. O iodo deixa um gosto de curativo danado na água,então usa-se o ácido ascórbico(50mg) para eliminar o gosto do iodo(deixar por mais 30 minutos).Não está disponível pastilhas de ácido ascórbico de 50mg no mercado nacional,mas qualquer farmácia de manipulação faz isso para você.Outra alternativa é usar um pedaço de Cebion ou similar.

08- Combo químico, não vou entrar nos méritos de escrever sobre isso, pois os agentes envolvidos são extremamente arriscados, falamos de soda cáustica e uma série de nitratos, mas você pode ver o processo e sua explicação AQUI a Sabesp mostra como trata a agua com químicos mais culhudos. Existe um cuidado todo especial neste ponto, onde a agua é praticamente envenenada para ser purificada, mas para aqueles que planejam uma mini estação de tratamento em seus BOL, lá vai.


DECANTAÇÃO

 09- Remove impurezas pesadas, lodo, areia, terra, geralmente usado em agua lamacenta e faz parte de quase todos os processos de purificação, basta deixar a agua lá, paradinha que a sujeira desce,  sol acelera o processo, cloro também, a sujeira do fundo é descartada, embora seja uma método de se limpar a agua, ainda exige muito tempo e algum outro método para matar bactérias.





10- Sinceramente, você não vai perder nada se aplicar um ou mais métodos de purificação em aguas desconhecidas com potencial risco a saúde. Tente coletar a agua que vai beber ou cozinhar já usando algum tipo de filtro, depois aplique o cloro e leve ao fogo, ferveu deixe descansar pra esfriar (se a sede não for demais), pegue a agua de cima com cuidado e descarte aquele fundilho só por segurança. Exagero? Talvez, mas beber agua contaminada pode fazer um estrago enorme na sua vida, desde a transmissão de doenças, desinterias e vômitos até envenenamento com agentes químicos, não custa nada uma boa preparação neste sentido antes de uma aventura, no seu kit de sobrevivência e em casa, imaginando um cenário de escassez.

E você, já teve alguma experiência onde teve que purificar agua pra consumo? Compartilhe seu relato!

Abraços.





Curso de Sobrevivência Minas Adventure Saiba mais clique aqui

Informações e Reservas: Vagner Rabelo (contato@minasadventure.com.br)
(31) 9914-9917 / (31) 8801-5680 / (31) 9155-5040


http://pt.wikihow.com/Purificar-%C3%81gu
https://trilhaserumos.com.br/blog/como-purificar-a-agua-
http://cidadezumbi.forumeiros.com/t547-tecnicas-para-purificar-a-agu
http://sobrevivencialismourbano.blogspot.com.br/2014/03/09-formas-para-voce-purificar-e-tratar.htm

Postar um comentário

0 Comentários