Curso de Sistema de Comando de Operações na Defesa Civil Estadual

 Estava devendo a reportagem do curso realizado em setembro/2015. Segue matéria


Defesa Civil encerra Curso Básico de Sistema de Comando em Operações

Oferecer capacitação dos recursos humanos em um modelo gerencial capaz de comandar, controlar e coordenar as operações de resposta em situações críticas, articulando os esforços de agências individuais. Esse foi o foco de mais um Curso Básico de Sistema de Comando em Operações (CBSCO), concluído, nessa quinta-feira (24/9), pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec/MG), em Belo Horizonte.
Dentre os discentes, integrantes da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, do Gabinete Militar do Governador, do Corpo de Bombeiros Militar, da Guarda Municipal, da Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG), integrantes de outras instituições como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), Aeroporto Internacional Tancredo Neves (BH AIRPORT) e agentes de Proteção e Defesa Civil de Belo Horizonte, Delfinópolis, Catuji, Ribeirão das Neves e Sabará. A turma contou ainda com a presença do Ten BM Cláudio Roberto Rodrigues Melo e Ten BM Rafael Lima de Araújo ambos da Defesa Civil do Estado do Maranhão.
Além de conhecerem as funções básicas dos recursos operacionais, logísticos, planejamento e de administração no caso de uma emergência, os alunos compreenderam como estabilizar uma situação crítica, protegendo vidas, propriedades e o meio ambiente.
Na abertura do evento o superintendente administrativo da Cedec, Major Arnaldo Affonso, deu as boas-vindas para os participantes e destacou a importância do encontro. 
As aulas foram ministradas por técnicos da Cedec, dotados de experiência em gestão de desastres estaduais e nacionais e pelo Tenente Herbert Aquino Marcelino, do Corpo de Bombeiros Militar, que mostrou a importância do “Comando unificado nas ações de resposta em proteção e defesa civil”.

Com duração de três dias, o evento contemplou aulas teóricas e práticas abordando os seguintes temas: 




Áreas de instalações, comando integrado, estudo das funções do SCO, exercício funcional, controle de recursos operacionais, atividades de preparação e planos de ação e exercício de planejamento.



Fonte
http://www.gabmil.mg.gov.br/index.php/component/gmg/page/179-CBSCO1509http://www.defesacivil.mg.gov.br/index.php/banco-noticias/460-cbsco1509
Vagner Rabelo
Agente de Proteção e Defesa Civil

Postar um comentário

0 Comentários