TIPOS DE BARRACAS E ESCOLHA A MAIS APROPRIADA PARA SEU ESTILO DE CAMPING



CONHEÇA OS TIPOS DE BARRACAS E ESCOLHA A MAIS APROPRIADA PARA SEU ESTILO DE CAMPING 

Tipo Canadense: Possui formato triangular, geralmente tem armação de aço (ferro). Bastante durável, é mais pesada para ser levada nas costas em longas caminhadas. Ideal para acampamentos onde não se tenha que caminhar e dure vários dias, pois sua montagem e desmontagem são mais trabalhosas, além do seu peso. 


Tipo Estrutural ou Bangalô: Possui o formato mais quadrado com divisões de quarto e espaço para improvisar a cozinha, parecido a uma casa. Ideal para famílias, mas é bem pesada por ser feita em tecido tipo lona e armação de aço (ferro), são barracas acima de 20 kg. Seu uso fica restrito a acampamentos onde não se tenha que caminhar e dure vários dias, pois sua montagem e desmontagem são mais trabalhosas. 


Tipo Iglu: É a mais utilizada atualmente. Possuem vários modelos, as armações são de fibra de vidro, feitas em nylon (e variações). Bastante leve e prática, perde em durabilidade para as outras duas. Com modelos versáteis, são ideais para prática de trekikng, bivaque, e caminhadas mais longas. Possui também modelos com quartos separados para um camping mais familiar. Na hora de comprar sua iglu prefira as que possuem duplo teto, tendo o sobreteto integral até o chão para evitar passar umidade para o quarto. Na escolha de barracas mono-teto o tecido deve ser impermeabilizado e com ótima refrigeração (entrada de ar) e com costuras seladas para maior proteção em caso de chuvas.


- Monte sua barraca em uma área plana, longe de fontes de água, encostas e árvores. 
- Use uma lona impermeável sob a barraca, pois isso evita que se acumule água em caso de chuva ou que o solo encharque o fundo da barraca.
- Não guarde a barraca úmida ou molhada, evitando assim que o tecido mofe ou até mesmo rasgue.
- Evite lavar a barraca, principalmente com escovas, pois podem danificar a camada que impermeabiliza o tecido. Limpe-a com um pano úmido e deixe secar na sombra. Em caso de extrema necessidade, lave com escova de cerdas macias. 

Na hora de montar a barraca procure sempre um lugar mais plano e procure observar se não é passagem de água (dreno natural) de uma possível chuva forte. A dica é verificar se o chão está seco e firme. Se você não conhece o lugar aonde vai acampar, explore-o.
Se você quer montar o equipamento próximo de algum rio, riachos e córregos, evite próximo a margem pois eventualmente o rio pode subir.
Se seu equipamento tem problemas com entrada de água,mantenha suas coisas dentro de sacos plásticos, manterá tudo mais organizado no interior da barraca e se o pior acontecer, suas coisas permanecerão secas.
Acampar embaixo de árvores reduz a ação da chuva e do sol, além de oferecer uma temperatura mais amena nas horas mais quentes do dia, mais evite árvores mais velhas e secas porque com vento forte pode deslocar algum galho e cair em cima do equipamento. Acampar dentro da mata fechada também não é muito indicado pela umidade e incidência maior de insetos.

Porque não basta conhecer, tem que estar preparado!

Att,
Rabelo Minas Adventure
www.minasadventure.com.br
www.facebook.com.br/minasadventure



fontehttp://aventurabrasilrs.com.br/tipos-de-barracas/

Postar um comentário

0 Comentários